O Twitter além de ser lazer passou também a ser coisa séria: veja como
profissionais estão diferenciando-se através desta poderosa ferramenta
e como as empresas estão alavancando seus negócios. Aprenda também as
noções básicas para entrar nesta onda.
O Twitter é a rede de relacionamentos virtuais que mais cresce atualmente. É utilizada tanto por pessoas comuns (que comentam sobre o que estão fazendo naquele momento) como também por empresas (em campanhas publicitárias e como ferramenta de Marketing). A comunicação se dá por duas vias: você pode tanto seguir pessoas e empresas (ou seja, receber notícias de pessoas e empresas) como também ser seguido (ou seja, comunicar às pessoas que optaram por te seguir sobre o que você desejar). Pessoas comuns podem através do Twitter comentar sobre o livro que estão lendo, um evento para o qual estão indo, publicar pensamentos e frases que acham interessantes ou qualquer coisa que desejem comentar naquele momento. A publicação de mensagens no Twitter pode ser feita a partir de qualquer lugar, já que além de computadores com acesso à internet, celulares e i-phones também podem ser utilizados para envio de mensagens (ou seja, dos tweets).
Profissionais em geral, como consultores, palestrantes, jornalistas e críticos, fazem seu marketing pessoal, divulgam os cursos que estão oferecendo, eventos dos quais estão participando, comentários sobre atualidades ou simplesmente expõem suas idéias. Desta categoria, posso citar Raul Candeloro, Arnaldo Jabor e Millor Fernandes.
Empresas como o Submarino e a Dell usam o Twitter para promover suas promoções relâmpagos e seus lançamentos. No caso da Dell, a empresa ainda usa o serviço como uma espécie de ouvidoria, ou seja, um canal para receber sugestões, comentários e reclamações de seus clientes.
Sites de concursos e agências de emprego (como o Curriculum.com, a Folha Dirigida, o OportunidadesES e vários outros) divulgam vagas de emprego assim que surgem e concursos públicos assim que abrem suas inscrições.
Eu utilizo o Twitter para comunicar a quem me segue sobre oportunidades de negócios, concursos públicos para Administradores e áreas afins e sobre as atualizações do meu site Fabricio.adm.br e também do meu blog.
Eu utilizo o Twitter para comunicar a quem me segue sobre oportunidades de negócios, concursos públicos para Administradores e áreas afins e sobre as atualizações do meu site Fabricio.adm.br e também do meu blog.
As possibilidades são muitas...
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresentou uma reportagem interessante sobre o assunto em sua edição de agosto:
O Twitter já é a segunda rede social mais acessada no Brasil (...) A empresa Doural usa o Twitter para divulgar todas as ações que faz na internet, em vários canais, e para avisar os clientes sobre promoções relâmpago. "Funciona como nos supermercados, onde o auto-falante informa que no último corredor, durante os próximos dez minutos, o vidro de palmito custa R$2,00 mais barato", compara Fernando, proprietário. Quando se inscreveu no Twitter, a empresária Rosana Sperandeo passou a seguir a Doural. Ela abre todos os dias o seu Twitter e checa as novidades da empresa, do último post do blog ao novo produto que acabou de chegar à loja. "(...) Uso a ferramenta pela praticidade. Hoje é melhor que a informação chegue até mim do que eu busque por ela."
Se é modismo ou se veio para ficar não sei, mas o Twitter se tornou uma poderosa ferramenta de publicidade e Marketing que está sendo aproveitada por maior parte das grandes empresas. Duvida? Constate por si mesmo clicando nos nomes das empresas e profissionais citados neste post e veja como estão usando o Twitter!
Começando a usar o Twitter
O primeiro passo para começar a usar o Twitter é cadastrar-se no site. Assim, acesse www.twitter.com e cadastre-se já!
Caso tenha alguma dificuldade no cadastro ou em como usar o Twitter recomendo o tutorial de Ana Estela. Clique aqui para acessá-lo.
No vídeo abaixo, você encontra uma explicação relâmpago (dura menos de 2 minutos) sobre como usar o Twitter.
Neste outro vídeo, você assiste a uma reportagem do programa Zoom do Canal Canção Nova que além de explicar como usar o Twitter, ainda fala de um útil programa que pode ser incorporado ao Firefox e que torna mais prático o uso do Twitter, o TwitterFox (que atualmente se chama Echofon). A reportagem também explica como realizar pesquisas através do Twitter:
Só tome cuidado: use com moderação, pois Twitter é viciante... rsrsrs... Ah! E se entrar nessa onda, não deixe de me seguir clicando aqui!
Para Saber Mais...
- Caso queira saber mais sobre o uso do Twitter pelas empresas, recomendo a leitura do artigo Chegou a Vez do Twitter da PEGN. Clique aqui e confira.
- O instituto iDigo fez uma interessante pesquisa para avaliar o poder de propagação do Twitter como estratégia de marketing. Clique aqui para saber mais.
- Para quem JÁ USA o Twitter, recomendo a leitura do texto Como escrever um bom post no Twitter, case de venda, de Marco Gomes, que pode ser acessado clicando aqui. Este texto revela um interessante case, onde o autor explica como vendeu R$2.200,00 em poucas horas, com apenas 1 tweet. Lá, você encontra também dicas de como fazer com que seus tweets se espalhem como uma idéia-vírus pela web.
- Já existe disponível a venda também o livro Twitter: Influenciando Pessoas e Conquistando o Mercado!, cuja proposta é ser um guia para usar o Twitter como ferramenta de Marketing. Clique na capa abaixo e saiba mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário